terça-feira, 3 de abril de 2007

Tabaco!

Este post é essencialmente dedicado aos fumadores!!

Hoje estava a ver o telejornal e parece que anda aí uma proposta de lei, que se refere à proibição do tabaco em locais públicos. Ao que parece, qualquer indíviduo que se encontre a fumar em locais onde a lei definir a sua proibição, ser-lhe-á atribuído uma coima!!
A fiscalização da lei estará sob controle da ASAE.

Passo a citar os "locais proibidos"


  • Nos locais de trabalho
  • Nos restaurantes ou bares e locais com salas ou espaços destinados à dança

  • Em estabelecimentos de saúde ou qualquer serviço ou organismo da administração pública

  • Nos estabelecimentos de ensino, incluindo átrios, corredores e espaços de recreio

  • Em lares de idosos

  • Em creches, centros de tempos livres, colónias e campos de férias

  • Em centros comerciais

  • Nos recintos das redes de levantamento automático de dinheiro

  • É proibida a venda de tabaco através de máquinas automáticas, sempre que estas não tenham sistema bloqueador que impeça o seu acesso a menores de 18 anos ou que não estejam localizadas no interior do estabelecimento comercial de forma a serem visualizadas pelo responsável do estabelecimento


Excepções:

  • Podem ser criadas áreas destinadas a pacientes fumadores em hospitais psiquiátricos, serviços de tratamento e reabilitação de toxicodependentes e alcoólicos

  • Nas prisões podem existir celas ou camaratas para reclusos fumadores

  • Em restaurantes, bares e discotecas com mais de 100 m2 podem ser criadas áreas para fumadores, até um máximo de 30 por cento da área total

  • Devem ser criadas consultas de apoio dos fumadores que pretendem deixar de fumar, destinadas aos funcionários e utentes, em todos os centros de saúde e serviços hospitalares públicos, nomeadamente nos serviços de cardiologia, pneumologia, psiquiatria, oncologia e obstetrícia.

8 comentários:

kathy disse...

Apesar de ser fumadora, respeito os não fumadores... fumar: SÓ EM ESPAÇOS LIVRES LONGE DE CRIANÇAS E GRAVIDAS!

bonifaceo disse...

Isso ainda vai dar muito que falar, sendo aprovada ou não. Eu não fumo, mas tenho amigos que fumam, e isso acaba por me influenciar na medida dos sítios a que possamos ir todos juntos... mas não sou contra terem que ser tomadas certas medidas.

Alexandre disse...

Olá, vou postar uma coisa sobre o tabaco, que já tinha em mente há umas semanas. Se não te importares vou remeter para o teu blog porque este teu post sobre o tabaco está muito completo.

Beijinhos!!!

Gonçalo disse...

Sou suspeito porque não sou fumador activo mas esta lei na minha opinião peca por tardia. Acima de tudo é uma questão de respeito pelo próximo.
Bacis**

Pekena disse...

De facto eu não sou fumadora, mas não tenho qualquer tipo de problema em estar com pessoas fumadoras ao meu lado. Até porque as pessoas com quem eu lido diariamente, quase todas fumam.
Mas tal como disse a Kathy, acho que deve haver um grande respeito acima de tudo para com idosos, grávidas e além disso, com aqueles que se encontram a tomar as suas refeições.
Confesso que é chato estar a comer e a levar com o fumo das outras pessoas!

Quanto a esta lei?
Na minha opinião não considero a muito justa.Andar por aí aplicar multas atrás das pessoas?? Nem no metro que é proibido fumar, se vê a fiscalização atrás das pessoas!!

Talvez fosse possível incentivar as diversas entidades de comércio, em criar zonas para fumadores e não fumadores. Mas certamente muitos não iriam poder adoptar esta medida, como por exemplo, em cafés pequenos.
Assim, acho que apostar em bons aparelhos de ventilação, especialmente em áreas fechadas, e criar zonas para fumadores e não fumadores sempre que fosse possível seria bom, por iniciativa própria dos comerciantes!

Pekena disse...

Alexandre: Força! Vamos informar os nossos visitantes :P

Fico contente!!

Esperança disse...

Complicado este tema heim...
Sim o respeito acima de tudo tanto pelos passivos como pelos activos!!
Em relação às prioridades Pekena discordo!!
Não temos grupos vulneráveis aqui!!Todos, independentemente de velhos, novos, intermédios, etc têm direito a não serem incomodados com o fumo de quem fuma!
Porque eu própria fumo, e no entanto detesto "levar" com o fumo dos outros e o cheiro na roupa pior ainda!!!
Relativamente à Legislação essa vai dar que falar e muito porque quem sai prejudicado com isto são aqueles que não têm espaço na restauração por exemplo para ter as duas zonas.
Antes desta polémica o Estado enquanto interventor/regulador na sociedade deveria primordialmente e URGENTEMENTE proibir a mendicidade, drogarem-se na rua, terminar com a pobreza extrema criando respostaS/condições adequadas não os "guethos" que eram utilizados na decada de 60 na França e então depois educarem os fumadores!!!
Quem tem consciência evita prejudicar os outros! Ou senão invistam nesse sentido!!
Porque não aumentam o tabaco para valores absurdos. Assim obrigatóriamente se fumava menos!!! Eu não tenho lagosta todos os dias na minha mesa porque a carteira não me permite!! Já o tabaco é uma adicção complicada aceito e assumo, mas se eu não tiver dinheiro para um maço diário então fumarei menos e quem sabe esta não seria a forma de incentivar a população a deixar de fumar gradualmente!! Agora assim?? Não é discriminação??
Mas isso claro que não interessa porque não rende € ao Estado!! Mundo triste este!! É uma bola de neve ...que só nos tapam os olhos!!
Dada a hora avançada, fico por aqui...
Ou só se lembraram agora porque o doente fumador sai caro no orçamento?
No mês de Março fui ao Hospital da Estefania visitar uma criança e quando me apercebi o bar era num espaço interno no 2º andar e para fumar era num corredor de acesso aos serviços, ao lado constatei que era a escola das crianças e a ventilação eram 3 ventoinhas simples uma de entrada e outras duas de saída de ar!! Agora me digam isto sim é triste!
Porque o bar é interno, porque se fuma no interior do hospital, porque o fumo paira no piso inteiro basta ser na hora de almoço!! e muito mais mas que..mas claro qual a medida? Não fumar!! Então e as condições? Fazem-se obras de remodulação e nada? Remendos em cima de remendos!!
Se eu tivesse um café o mais certo era ser encerrado por não ter ventilação adequada, não ter espaço para criar as duas zonas, mais um bocado e não tinha condições de segurança, higiene, blá blá blá.... Enfim..
Desculpem-me se afecto alguêm mas se peco pelo que digo agradeço que me tentem ilucidar noutro sentido!!!

Esperançadas saudações*****

Anónimo disse...

Bem respeitante a este assunto axo que por um lado esta lei (apesar de tardia) vem "salvar" os fumadores passivos, n é a 1ª vez k se entra num estabelicimento publico com por exemplo a minha irmã que é novita e pessoas a fumar...n tenho nada contra quem fuma atençao.. apenas acho que certas pessoas n têm consciencia do mal que provocam aos outros e como tal estas leis refrescam lhes a memoria para os fumadores passivos.
Beijinhos pa pekena:D