
Hoje ando de volta de um tema que considero pouco ou nada interessante, a Avaliação de Desempenho, que é uma das técnicas utilizadas na área de Recursos Humanos.
Vou falar-vos de um assunto que é bastante actual nas organizações, que muitas pessoas desconhecem ou que acabam agora de conhecer porque as organizações de maior prestígio já começam a adoptar esta prática.
Já ouviram falar na Avaliação de Desempenho a 360 graus?
Pois bem, este é uma prática muito actual que consiste na aplicação de um processo de avaliação que é realizado por diversos intervenientes.
Enquanto que o mais comum é a avaliação de um funcionário ser realizada entre a sua chefia directa e ele própria, (que é a chamada avaliação a 180º), a avaliação a 360 graus vem trazer mais intervenientes no processo:
- os colegas;
- os subordinados (que são os funcionários a avaliarem o chefe);
- os clientes (internos e externos).
Assim sendo, a avaliação a 360º é constituída por 5 fontes diferentes, o que traz mais vantagens a quem está a ser avaliado, pois existe uma maior possibilidade de recolha de informação (feedback) com base em diferentes perspectivas, podendo ter um conhecimento mais preciso acerca do impacto do seu trabalho e para além disso, identificar as áreas ou aspectos em que é necessário melhorar a sua actividades.
Neste sentido, a avaliação de 360 graus funciona sobretudo, como um processo de feedback no quadro do desenvolvimento profissional dos funcionários de uma organização.
13 comentários:
Toda e qualquer avaliação de desempenho que impeça ou reduza, as possibilidades de uma avaliação tendenciosa e prejudicial para o alvo da avaliação, é positiva! Sendo a 360º ou a 180º, o que é verdadeiramente importante é que seja justa e com base em diferentes perspectivas.
Um abraço infernal!
Sim, deve ser feita SEMPRE sob padrões de ética e justiça!
Por isso, deverá haver o máximo de exactidão e objectividade na avaliação.
Bem visto Belzebu :D
Bjs***
Parece-me muito bem! A 360º será mais verdadeira. Já aprendi alguma coisa de útil na blogosfera hoje ;)
Ah sim, já me esquecia...
Quando tiver a minha multinacional vou pedir uma dessas para saber o desempenho dos meus 300 mil subordinados.. :p
não sabia que isso era assim lol, de qualquer forma discordo que os colegas tenham de por o bedelho na avaliação lol mas pronto...
Bjokas
Bom fim semana
Muito bem visto Beta ;D
Enfim: pois, isso traz as suas vantagens e desvantagens, assim bem como todos os outros intervenientes.
Beijocas***
interessante, apesar d eu n gostar d avaliar o trabalho dos outros, lol
=)
bm f-d-s
bjokas
Olá pekena, a 360º está mais justa, pena não seja cumprida ou norma em todas as empresas, em Portugal pelo menos não o é!
Um bj Sony:-)
Teoricamente é interessantíssimo mas na prática não funciona e é adulterado! A minha experiência com avaliações são as mais bizarras, ao ponto de me dizerem, por exemplo, que não me davam notas superiores para não chamar a atenção da administração, de dizerem que se dessem notas muito altas no ano seguinte tinha que me justificar, etc, etc, e outros absurdos incríveis!
Nunca fiz finca-pé por causa das avaliações, só uma coisa nunca abdiquei da nota máxima: disponibilidade!!!
Beijinhos!!! Muitos!!! Já aprendi mais umas coisas contigo!!!
Pois é Alexandre, a avaliação de desempenho desde sempre tem sido alvo de muitas críticas.
É ridículo que muitas chefias não dêem a nota justa ao seu colaborador com medo de que este lhe "possa tirar o lugar"... Eu não tenho experiência mas já ouvi falar nisso.
Beijocas
Olá, Pekena! Há muito que não passo por cá. Tenho andado por outras paragens. Não nos blogues. Ando a preparar uns exames em Literatura, mas a verdade é que não me tenho saído lá muito bem. Mas como constas nos meus favoritos, hoje passei por lá e cá vim dar uma espreitadela.
Quanto às avaliações, se forem justas, o que nem sempre é fácil, tudo bem.
Olá!
Não conhecia esse termo sobre a avaliação!
P.S: Obrigada pela visita, volta sempre=)
Gostei muito da definição e acredito que surte efeito positivo sim! É muito interessante saber como se é visto por outras pessoas, porém só funciona se o cognitivo do avaliado estiver em equivalência com o método aplicado.
Grande abraço -
Enviar um comentário