segunda-feira, 4 de junho de 2007

Pessoas e Competências!



Porque é que hoje em dia se fala tanto em Competências?

As condições modernas da vida organizacional prendem-se com uma crescente mobilidade interfuncional e inter-áreas, havendo por isso, a necessidade de uma maior polivalência e flexibilidade nos indivíduos. No entanto, esta mobilidade só é possível se os colaboradores estiverem dotados das competências necessárias à persecução dos objectivos organizacionais. Para além disso, num mundo tão competitivo, há que referir a importância das competências como um factor de diferenciação. Quer isto dizer que, ao longo de um processo de recrutamento e selecção, as competências entre os candidatos constituem um ponto de diferenciação e identificação daquele(s) que revela(m) ter o perfil mais adequado ao que é exigido pela organização. Assim sendo, ao seleccionar um indivíduo para um determinado cargo, é fundamental saber que essa pessoa apresenta capacidades que daqui a 5 anos, por exemplo, possa corresponder a X necessidades na organização.

Visto que as organizações encontram-se em constante mudança, bem como, o seu meio envolvente e tendência concorrencial, é crucial que os indivíduos acompanhem este processo numa constante adaptação à mudança contínua. Por isso, enquanto que antes se falava na Pessoa certa para o lugar certo, actualmente o que existe é uma redefinição dos postos de trabalho.

O que significa o termo "Competência"?

Na diversa literatura existente, não existe uma definição completamente única e estável sobre o conceito das competências. Assim sendo, defende-se que este é um conceito complexo e que tem vindo a acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade.

Segundo Boyatzis, competências são “características subjacentes a cada indivíduo, que tem uma relação causa/efeito com um desempenho superior”, o que significa que as competências representam a manifestação comportamental de capacidades, aptidões, conhecimentos, atitudes, valores ou traços de personalidade.

Competência, não significa nenhum destes aspectos isoladamente, mas representam um todo, sendo através deste conjunto que ela se constroi. Em suma, são comportamentos observáveis, mensuráveis, treináveis e críticos para o sucesso individual dos colaboradores e da organização.

Como exemplos de competências tem-se, o planeamento e organização, dinamismo, responsabilidade, trabalho em equipa, gestão de conflitos, comunicação, liderança, orientação para o cliente, etc. Existe uma grande diversidade de competências, assim, deve-se seleccionar aquelas que são mais importantes para uma determinada função em análise.

Como podemos desenvolver competências?

Contudo, através de um diagnóstico de competências são susceptíveis de treino e desenvolvimento. Através de formação envolvendo um conjunto de técnicas, tais como, o uso de vídeos, situações de simulação, de role playing, trabalhos de grupo, entre outras, os indivíduos terão a possibilidade de desenvolver diversas competências alargando assim o seu leque de conhecimentos e enriquecendo o seu perfil.

A vontade de ter uma aprendizagem contínua...
A aptidão para aprender ao longo da vida tendo subjacente o desenvolvimento/aperfeiçoamento contínuo das competências constitui um ponto fulcral do desempenho da pessoa. Hoje, não basta ter uma qualificação para ter sucesso na vida organizacional, ou até mesmo, para ter uma garantia de trabalho. É necessário uma formação constante que leve os indivíduos à aquisição de novas competências ou ao desenvolvimento destas.
A criação de valor está no capital humano dotado de competências, que constitui a principal fonte de vantagem competitiva das organizações.

10 comentários:

mymind disse...

gostei do post! realmente hj em dia cd vez mais ha a necessidade de ser-se mais competente, o que é bom pq temos melhores "atendimentos" e o saber nao ocupa lugar!
bjinhos

Andreia disse...

E todas as pessoas têm as suas competências, apesar de algumas se esquecerem...

Anónimo disse...

Este teu post fez-me recordar alguma formação que eu fiz.

;)

Gonçalo disse...

Presumo que pelos teus últimos posts estejas numa área relacionada com a Gestão, disciplina racionalista que em excesso poderá causar problemas de sáude como referiste no meu blog... Por isso aproveita e equilibra mais a tua vida entre o trabalho e o lazer, sempre que puderes...
E por falar em competências, esqueceste-te de dizer que hoje em dia a admissão de pessoal é cada vez mais feito sob o signo do interesse, em detrimento da competência... Quem é que ainda não ouviu falar do Factor C? Cuidado que eles andam aí para neutralizar muitas competências, mas também se não os conseguimos vencer, temos de nos juntar a eles...
Beijinhos grandes e tem uma boa semana;)

P.S.: O trabalho está a correr bem, sinto-me a crescer:)

Izelda Maia disse...

Olá, Pekena!
Encontrei o seu blog através do David Santos, muito bacana, adorei.
Que belas surpresas a globosfera nos apresenta, parabéns pelo espaço.
Abraços do Brasil.

Alexandre disse...

Uma verdadeira lição por parte de uma pessoa muito... competente!!!

Ainda não entendi a razão por que as empresas portuguesas e os serviços públicos não se modernizam um pouco e apostam nas pessoas!!! Sim, nas pessoas, só assim a qualidade e a produtividade do trabalho poderá melhorar!!! Enquanto as pessoas entrarem no seu local de trabalho a olhar para o relógio esperando ansiosamente a hora da saída é porque alguma coisa está muito mal nos recursos humanos e a nível das gestões e administrações em Portugal!

beijinhos!!! Muitos !!!

Lusófona disse...

Oi pekena!! Voltei :)

Concordo com tudo o que você escreveu, e acrescento que hoje não basta ter competências, o mundo globalizado e competitivo pede muito mais.

E conheço empresários que só estudaram até o 4º ano e são super competentes em suas empresas porque mesmo sem estudo eles conseguiram acompanhar as mudanças de mercado.

Penso que tudo na vida depende das circunstâncias, dos conhecimentos, das vontades, das oportunidades, e assim por diante...

Beijinhos

Moura ao Luar disse...

Besitos

Anónimo disse...

Genial dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Thanks you seeking your information.

Unknown disse...

Fico contente por isso :)

Obrigado

Ass: Pekena