sexta-feira, 4 de maio de 2007

Cansaço...


O que há em mim é sobretudo cansaço

O que há em mim é sobretudo cansaço
Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada:
Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
Cansaço.


A subtileza das sensações inúteis,
As paixões violentas por coisa nenhuma,
Os amores intensos por o suposto alguém.
Essas coisas todas.


Essas e o que faz falta nelas eternamente;
Tudo isso faz um cansaço,
Este cansaço, Cansaço.


Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada -
Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o finito,
Porque eu desejo impossivelmente o possível,
Porque eu quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser...


E o resultado?Para eles a vida vivida ou sonhada,
Para eles o sonho sonhado ou vivido,
Para eles a média entre tudo e nada, isto é, isto...
Para mim só um grande, um profundo,
E, ah com que felicidade infecundo, cansaço,
Um supremíssimo cansaço.
Íssimo, íssimo. íssimo, Cansaço...


Álvaro de Campos


11 comentários:

Enfim... disse...

nada que uma boa soneca nã cure lol ta mt bonito

Bjokas

Bom fim semana

Alexandre disse...

E havias de ouvir este poema pela voz do meu amigo Afonso Dias... é um êxtase - fui ouvi-lo há uns dias na Casa Fernando Pessoa declamando Álvaro de Campos.

SE ele voltar a Lisboa um dia destes pata declamar algum poeta e se quiseres assistir posso dizer-te, vale a pena - as palavras ditas acompanhadas ao piano...

Mega Beijinhos. Bom fim-de-semana!!!!!

Alien David Sousa disse...

Ai o Alvaro!! Não te deixes contagiar Pekena ;)
Beijinhos

Pekena disse...

Enfim: ai como era bom! Estou co vontade que este supremíssimo cansaço termine de uma vez por todas, mas ainda não consigo

Acredito que esteja quase :)

Alexandre: Força nisso, fico a espera! Mas agora só mesmo depois destes estudos loucos terminarem, em meados de Junho :)

Alien: está difícil. Hoje foi mesmo super contagiante Alien...

Beijos a todos!

bEtA disse...

Genial como não podia deixar de ser mas o meu preferido é Alberto Caeiro:)
Quanto ao teu cansaço, este fim-de-semana recuperas! ;)

SONY disse...

Olá pekena já somos duas por isso embarcaremos na viagem :-) k tal?
O tempo por vezes não estica mas...a viagem fabulástica lembras?
Não me esqueci!
Ela acaba de começar aqui:http://nas-asas-de-um-sonho.blogspot.com/
Hoje vim a correr avisar, todos os que queriam viajar comigo...depende agora de quererem ou não ao meu ritmo!
Um bj Sony
Espero que aceites!

Gonçalo disse...

Não sou um grande admirador de poesia, na escola até era muitas vezes um sacrifíco ler e interpretar os poemas até que entrei em explicações com uma professora de português que me motivou para a poesia, principalmente após ter estudado Fernando Pessoa e os seus heterónimos e ter gostado muito:)
Álvaro de Campos dei muito pouco e acredito que o que mais me identifico é com Alberto Caeiro pelos seus textos bucólicos.
Beijinhos grandes e bom descanso;)

Teresa disse...

vimn retribuir a tua visita. gostei muito do teu blog, vai já ficar nos meus links. beijinhos

wolfhunter disse...

Olá Pekena,

Andava a passear e encontrei-te...,

Um belissimo texto de Alvaro de Campos...,

Gostei mto do teu espaço, e da tua escrita...
parabéns!!!

Voltarei para te ler...e reler...,

Bjs

W.

o alquimista disse...

Incontida fúria, húmido assombro, as águas transbordaram da lagoa, pés molhados no caminho, olhos de alma que voa. E voa de encontro ao céu, na procura de um Deus que chora, por uma Princesa e Pastor, que teimam em não ir embora…

Bom fim de semana


Doce beijo

eu... disse...

vim agradecer a tua visita e gostei mto do teu blog... adoro fernando pessoa e acho que tenho um post com este belissimo poema
volta sempre
um bjo