
Hoje ando de volta de um tema que considero pouco ou nada interessante, a Avaliação de Desempenho, que é uma das técnicas utilizadas na área de Recursos Humanos.
Vou falar-vos de um assunto que é bastante actual nas organizações, que muitas pessoas desconhecem ou que acabam agora de conhecer porque as organizações de maior prestígio já começam a adoptar esta prática.
Já ouviram falar na Avaliação de Desempenho a 360 graus?
Pois bem, este é uma prática muito actual que consiste na aplicação de um processo de avaliação que é realizado por diversos intervenientes.
Enquanto que o mais comum é a avaliação de um funcionário ser realizada entre a sua chefia directa e ele própria, (que é a chamada avaliação a 180º), a avaliação a 360 graus vem trazer mais intervenientes no processo:
- os colegas;
- os subordinados (que são os funcionários a avaliarem o chefe);
- os clientes (internos e externos).
Assim sendo, a avaliação a 360º é constituída por 5 fontes diferentes, o que traz mais vantagens a quem está a ser avaliado, pois existe uma maior possibilidade de recolha de informação (feedback) com base em diferentes perspectivas, podendo ter um conhecimento mais preciso acerca do impacto do seu trabalho e para além disso, identificar as áreas ou aspectos em que é necessário melhorar a sua actividades.
Neste sentido, a avaliação de 360 graus funciona sobretudo, como um processo de feedback no quadro do desenvolvimento profissional dos funcionários de uma organização.