sábado, 31 de março de 2007

Salazar, o vencedor


Salazar foi o grande vencer em "Os Grandes Portugueses" com 41% dos votos ... já calculava!! Eu bem que torcia pelo meu tão adorado Fernando Pessoa, mas na verdade ,eu sabia que não poderia ser seleccionada uma pessoa que simplesmente provocou modificações essencialmente ao nível da literatura portuguesa, apesar de toda a sua grande projecção a nível internacional.
A própria Odete Santos lamentou a escolha de «uma pessoa que advogou a pobreza para o país». «O povo vivia à luz das candeias (...), o povo sofria de analfabetismo, porque, para Salazar, um povo culto era ingovernável, a frase é dele. É pena que isto tenha acontecido, mas o mundo não terminou e o fascismo não levará por diante».
De acordo com as contas do jornal, as 214.972 chamadas telefónicas fizeram render 84 mil euros à RTP. Nada mau...

4 comentários:

Alexandre disse...

Foi só um concurso mas a verdade é que nenhum país onde se fez estes concursos elegeu figuras semelhantes... Portugal foi notícia por essa Europa fora por ter elegido Salazar - e a culpa é dos próprios portugueses que o tentaram apagar da história, e agora estão a ter a paga!!!

Os mais novos nem fazem ideia de quem foi Salazar, só sabem que havia ordem e disciplina... mas a que custo!

Beijinhos!!! Gostei do teu blog, voltarei mais vezes!!!

Alexandre disse...

Ah, esqueci-me de dizer que tb preferia Fernando Pessoa, e tenho pena que a Amália e o Eça não tenham chegado aos 10 mais.

bonifaceo disse...

Imagina, se só votaram pouco mais de 200 mil pessoas, isso em 10 milhões são 2%, uma ninharia e é isso que se deve ter em conta. Eu não votei, por isso não posso criticar.

Dad disse...

Está-se mesmo a ver que o que aconteceu foi uma luta de galos entre a direita e a esquerda.

Enfim, sinto-me envergonhada que seja assim. Este país ainda vai ter muito que crescer.

Eu lembro-me bem deste país no tempo do Salazar e claro que há muita coisa agora com que não concordo, mas pôr em causa a democracia contra uma ditadura que nos abafava a todos por todos os lados...
Era um país amordaçado, completamente!

Se foi para dar uma lição ao actual Governo, espero que este entenda que a malta não aguenta mais o apertar do cinto!

Ainda por cima com expectativas de um futuro bem incerto, mas dizer SIM ao autoritarismo e à DITADURA - NÃO!

Não o quero nem para mim nem para os nossos filhos e netos e por sí...

Cruzes, credo!

Beijinhos e bom fim de semana!