sexta-feira, 30 de março de 2007

Cheias na Costa da Caparica

Sinto-me triste cada vez que vejo na televisão uma notícia sobre o avanço do mar na Costa da Caparica.
Os estragos têm ocorrido sucessivamente e já nem as obras que haviam sido realizadas, conseguem travar a força do mar. As obras de reposição de pedra realizadas à dias atrás na muralha de defesa, junto ao parque de campismo do Inatel, voltaram a correr grande perigo.
No entanto, o Instituto da Água (INAG) continuou com as obras de reposição na defesa aderente, apesar da máquina que está no local ter agora muito mais dificuldade em alcançar as zonas mais críticas, pois a derrocada de pedras tapou o acesso que tinha sido criado.

Durante a minha infância passava vários fins de semana na Caparica. Acho que é dos sítios mais lindos e agradáveis, especialmente para todos aqueles que adoram estar junto do mar. Há uns tempos atrás, pensava-se em aplicar um projecto que tinha por objectivo a construção de uma marginal desde a Costa até à Lagoa de Albufeira. Era o chamado Programa POLIS. Desde há uns tempos para cá, nunca mais se ouviu falar nisso. Acredito que com estas alterações todas no meio ambiente, o projecto tenha sido cancelado.

Quais serão as grandes previsões para a Caparica daqui a 20 ou 30 anos??
Pois aqui é que está a grande questão!

De acordo com os estudos realizados, a maré tem vindo a subir gradualmente desde a década de 70. E uma coisa é certa! Há uns anos atrás, havia espaço para todos estarem na praia, mas nestes últimos anos as coisas já são bem diferentes. As pessoas muitas vezes têm que ficar nas rochas porque o mar avançou bastante.

Este ano, sempre que vou à Caparica vejo que o mar avançou ainda mais. Não estou crente de que este ano haja espaço na praia para as pessoas ficarem à vontade. Acho que desta vez terão mesmo que ir para todas as outras praias localizadas na parte da Fonte da Telha. Certamente que isto irá afectar bastante o négocio na Caparica, tanto para a área da restauração como para o restante tipo de comércio.


Não falando só da Costa, mas de outros tantos países onde a mesma situação está a acontecer e a trazer milhares e milhares prejuízos. É assim que se começa a ter as consequências daquilo que o próprio Ser humano ando a "cultivar" pela força da ambição. Isto já para nem falar de outros tipos de poluição que estão a contaminar as águas, os terrenos,etc.

Do meu ponto de vista, não serão estas e outras tantas obras que poderão travar a força do mar e os estragos que dái possam advir! É importante que todos nós possamos reflectir um pouco sobre os níveis de poluição que estão a alastrar por todo o planeta, e se possa agir rapida e eficazmente com um conjunto de práticas que possam vir atenuar fortemente esses efeitos negativos.

É urgente mudar!!

Sem comentários: