quinta-feira, 19 de julho de 2007

Hospitais e suas estrelas*****

Estava a ver o telejornal durante a minha hora de almoço, quando fiquei a saber que os hospitais vão passar a ter estrelas consoante a sua qualidade, tal como funciona nos hóteis.

Atenção, porque qualidade é um conceito muito amplo e diz respeito a muitas coisas. Geralmente associamos a qualidade a algo que é bom. Mas é bom o quê? Em quê?
Deve-se analisar a organização como um todo, diagnosticando desde a mais pequenina até à maior tarefa, função e/ou serviço que faz parte dessa mesma organização. Para além disso, é fulcral avaliar todos os seus recursos envolvidos, nomeadamente os financeiros, humanos, materiais, tecnológicos, entre outros.

Mas falando sobre esta decisão tomada... Eu acho muito bem. Assim, todos nós podemos ter conhecimento do nível de qualidade existente em cada hospital. Certamente que haverá uma maior preocupação por parte dos gestores, que deverão ter em conta os diversos níveis de qualidade exigidos e sobretudo, se estes estão a ser aplicados na prática.


Ainda há pouco estive a ler uns estudos realizados pelo Prof. Dr. Luís Martins ao longo da sua tese de doutouramento e é impressionante o número de casos de pessoas que morrem por negligência médica por todo o mundo. Tudo isto tem que ser modificado. Tem que haver uma consciencialização total destes factos. Estamos a falar de pessoas e não de trapos!

Eu sei que é fácil falar e que as coisas não se mudam de um dia para o outro. Mas há que rever todos estes casos e mudar para melhor. Aplicar novas práticas, novos métodos, tornar as pessoas cada vez mais competentes! A saúde é algo que deve estar acima de tudo e por isso, deve ser sempre valorizado. Uma aposta na área da saúde, deve ser sempre algo a defender e o próprio governo deve saber bem disso (ou não).

O facto das organizações usarem cada vez mais modelos de referência, como um modo de avaliar o seu nível de excelência, nunca é demais, até porque assim podem ver quais as suas disfuncionalidades a eliminar.

Há que atingir as expectativas de satisfação das pessoas envolvidas!



8 comentários:

irneh disse...

Estrelas para quê? O que interessa haver, em qualquer hospital, seja grande ou pequeno, é qualidade de profissionais, de instalações, de equipamentos, de serviços. Mas é também e sobretudo HUMANIZAÇÂO dos serviços. O doente não pode ser apenas um processo com um número. Infelizmente, muitas vezes reduz-se apenas a isso e até acontece que, com frequência,deixa de existir, porque até os processos se perdem!

Beijinhos

peace_love disse...

Desde que depois os melhores hospitais não cobrem mais..

Pekena disse...

Irneh: compreendo perfeitamente o teu ponto de vista e concordo plenamente contigo quando falas em qualidade e HUMANIZAÇÃO, mas acredito que esta será uma forma de se atingir algo ainda melhor, nomeadamente imagem e reputação. Associadas à qualidade claro!

Peace_love: pois isso é verdade :S

Lusófona disse...

Olá Pekena!!

Só espero que as pessoas não tenham que pagar a mais para serem bem atendidas..

Beijinhos e uma linda semana

Anónimo disse...

Nem tudo que (re)luz é ouro. Isto é...cinco estrelas não é sinónimo de satisfação do cliente. Mas isso são "outros 500"

;)

Pepe Luigi disse...

Pekena,
Gostei muito de ler este teu belo e elucidativo trabalho escrito.

Um beijinho
do Pepe.

bonifaceo disse...

Só o facto de haver uma avaliação já é bom, embora e como falas estamos a falar de hospitais, algo que não é como hoteis ou cafés, é algo bem sério. Certas coisas deveriam ser obrigatórias e não mostradas segundo uma escala. Se cumpre muito bem, não cumpre há que mudar para cumprir.

Gonçalo disse...

Ainda não estou ao corrente dessa proposta, mas teoricamente é uma proposta interessante para aumentar a competitividade institucional para bem dos serviços prestados.
Na prática, não sei se funcionaria porque dependeria muito das equipas de controlo de qualidade e dos seus critérios, existindo a possibilidade do Factor C ser determinante numa avaliação.
Mas tudo o que seja em benefício dos utentes/doentes é importante, porque eles são os alvos das políticas de saúde, em que tudo se reflecte neles.
Beijocas grandes e fica bien;)