quinta-feira, 12 de julho de 2007

Reflexão aparvalhada!

Esta manhã fartei-me de espirrar. estava mesmo cansada da situação.
Mas para além disso, estava farta de ouvir dizerem-me, "Santinha".
Logo de sequência eu respondia: " Obrigado"

Mas agora digo eu:
- Mas porque é que as pessoas dizem isto?
Qual é o sentido desta palavra que não faz sentido nenhum?
"Santinho(a)"?

Mas por acaso existe alguém que seja santo??
Estamos em algum altar ou quê??

Olhem, eu não!
E mais confesso, sou uma pecadora ;)


Ou será que esta palavra tem um outro significado que eu desconheço?

13 comentários:

Lusófona disse...

No Brasil quando alguém espirra, dizemos, SAÚDE.

Aqui é diferente e também não sei porque diz-se SANTINHO/A.

Depois venho para ler as explicações...rsrsrs

Melhoras Pekena

Bjs

peace_love disse...

Boa pergunta!!

MentesSueltas disse...

Llego hasta Lisboa y su magia para dejarte un abrazo enorme, repleto de mi mejor energía.

MentesSueltas

Joana disse...

eu também não sei o significado.
boa pergunta...no brasil como ja disse a losofona),dizem saúde,penso que tem mais logica....agora santinho hummmmm!!!
nao sei:)
beijooo

pé descalço disse...

Pekena

Eu acho que é mais uma daquelas coisas
à "bom português" em termos de saúde
porque quando o mal-estar surge
é toda a gente a apelar para os santinhos
em vez de prevenir...

e eu já estou como tu
não faz sentido nenhum!

Bjs

irneh disse...

"Li algo relacionado com uma cren�a antiga, segundo a qual n�s libertar�amos esp�ritos mal�ficos ao espirrar! Desta forma, Santinho! ou Santinha!, conforme se trate de homem ou mulher, seria uma esp�cie de exorcismo." - foi uma das respostas que encontrei na net! Pode ser uma explica�o!!!

José Faria disse...

Pronto!
Eu vou ao longe das nossas raizes:
Deus te salve!

Santinha ou viva, veio substituir a injustificadamente o Deus te Salve.

Mas pronto: - Mesmo sendo pecadora, o que me agrada, prefiro então dizer-te...SANTINHA!

bEtA disse...

As melhoras, então!
Eu prefiro dizer "saúde" :)

Alexandre disse...

Generalizou-se em detrimento de «saúde», termo utilizado nalguns romances da nossa literatura menos recente!

A propósito do Santinho, já conheci uma pessoa por dizer Santinho e fizemos uma amizade engraçada!

Por isso, Santinha, quando espirrares!!!

Muitos beijinhos!!!

Izelda Maia disse...

Gostei da pergunta.
Santinha(o)? não sei por que.

Um abraço cá do Brasil.

mymind disse...

px tb n sei pke...lool
bjinhos e melhoras

Peste disse...

sim a irneh tem razão é mesmo pelo q disse q se usa esse termo.

é por isso quando alguem espirra eu grito logo.

-santursa/o - e vou logo explicando - é para espantar os ursos... vês como não há aqui nenhum!..

..quem sou eu afinal?! disse...

eu sei,eu sei

isto de santinho, viva, deus t salve
é uma superstição e vem da altura da peste negra
porque espirar era um sintoma de peste
e qd alguem espirrava, diziam ist para afastar a doença

:D