terça-feira, 29 de maio de 2007

Avalição a 360 graus!


Hoje ando de volta de um tema que considero pouco ou nada interessante, a Avaliação de Desempenho, que é uma das técnicas utilizadas na área de Recursos Humanos.

Vou falar-vos de um assunto que é bastante actual nas organizações, que muitas pessoas desconhecem ou que acabam agora de conhecer porque as organizações de maior prestígio já começam a adoptar esta prática.


Já ouviram falar na Avaliação de Desempenho a 360 graus?


Pois bem, este é uma prática muito actual que consiste na aplicação de um processo de avaliação que é realizado por diversos intervenientes.

Enquanto que o mais comum é a avaliação de um funcionário ser realizada entre a sua chefia directa e ele própria, (que é a chamada avaliação a 180º), a avaliação a 360 graus vem trazer mais intervenientes no processo:

- os colegas;

- os subordinados (que são os funcionários a avaliarem o chefe);

- os clientes (internos e externos).

Assim sendo, a avaliação a 360º é constituída por 5 fontes diferentes, o que traz mais vantagens a quem está a ser avaliado, pois existe uma maior possibilidade de recolha de informação (feedback) com base em diferentes perspectivas, podendo ter um conhecimento mais preciso acerca do impacto do seu trabalho e para além disso, identificar as áreas ou aspectos em que é necessário melhorar a sua actividades.

Neste sentido, a avaliação de 360 graus funciona sobretudo, como um processo de feedback no quadro do desenvolvimento profissional dos funcionários de uma organização.




13 comentários:

Belzebu disse...

Toda e qualquer avaliação de desempenho que impeça ou reduza, as possibilidades de uma avaliação tendenciosa e prejudicial para o alvo da avaliação, é positiva! Sendo a 360º ou a 180º, o que é verdadeiramente importante é que seja justa e com base em diferentes perspectivas.

Um abraço infernal!

Pekena disse...

Sim, deve ser feita SEMPRE sob padrões de ética e justiça!
Por isso, deverá haver o máximo de exactidão e objectividade na avaliação.

Bem visto Belzebu :D
Bjs***

bEtA disse...

Parece-me muito bem! A 360º será mais verdadeira. Já aprendi alguma coisa de útil na blogosfera hoje ;)

bEtA disse...

Ah sim, já me esquecia...
Quando tiver a minha multinacional vou pedir uma dessas para saber o desempenho dos meus 300 mil subordinados.. :p

Enfim... disse...

não sabia que isso era assim lol, de qualquer forma discordo que os colegas tenham de por o bedelho na avaliação lol mas pronto...

Bjokas

Bom fim semana

Pekena disse...

Muito bem visto Beta ;D

Enfim: pois, isso traz as suas vantagens e desvantagens, assim bem como todos os outros intervenientes.

Beijocas***

mymind disse...

interessante, apesar d eu n gostar d avaliar o trabalho dos outros, lol
=)
bm f-d-s
bjokas

Anónimo disse...

Olá pekena, a 360º está mais justa, pena não seja cumprida ou norma em todas as empresas, em Portugal pelo menos não o é!
Um bj Sony:-)

Alexandre disse...

Teoricamente é interessantíssimo mas na prática não funciona e é adulterado! A minha experiência com avaliações são as mais bizarras, ao ponto de me dizerem, por exemplo, que não me davam notas superiores para não chamar a atenção da administração, de dizerem que se dessem notas muito altas no ano seguinte tinha que me justificar, etc, etc, e outros absurdos incríveis!

Nunca fiz finca-pé por causa das avaliações, só uma coisa nunca abdiquei da nota máxima: disponibilidade!!!

Beijinhos!!! Muitos!!! Já aprendi mais umas coisas contigo!!!

Pekena disse...

Pois é Alexandre, a avaliação de desempenho desde sempre tem sido alvo de muitas críticas.

É ridículo que muitas chefias não dêem a nota justa ao seu colaborador com medo de que este lhe "possa tirar o lugar"... Eu não tenho experiência mas já ouvi falar nisso.
Beijocas

david santos disse...

Olá, Pekena! Há muito que não passo por cá. Tenho andado por outras paragens. Não nos blogues. Ando a preparar uns exames em Literatura, mas a verdade é que não me tenho saído lá muito bem. Mas como constas nos meus favoritos, hoje passei por lá e cá vim dar uma espreitadela.
Quanto às avaliações, se forem justas, o que nem sempre é fácil, tudo bem.

Andreia disse...

Olá!

Não conhecia esse termo sobre a avaliação!

P.S: Obrigada pela visita, volta sempre=)

Valdir disse...

Gostei muito da definição e acredito que surte efeito positivo sim! É muito interessante saber como se é visto por outras pessoas, porém só funciona se o cognitivo do avaliado estiver em equivalência com o método aplicado.

Grande abraço -